Vídeo institucional sobre a CEUFSC
Você sabe o que as Comissões de Ética pertencentes ao Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal fazem?
Assista ao vídeo que trata sobre a Comissão de Ética da UFSC (CEUFSC) e descubra um pouco mais sobre nós! As falas do vídeo foram transcritas para permitir o acesso do conteúdo aos não ouvintes. Disponível em: Transcrição das Falas.
Vale a pena assistir o vídeo completo desenvolvido pela Procuradoria Federal junto à UFSC, que inclui a Corregedoria-Geral da UFSC, a Ouvidoria da UFSC, a Auditoria Interna da UFSC e a Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional.
Este vídeo é o produto da Ação de Orientação para a Comunicação com os Órgãos de Assessoramento e Integridade da Reitoria da UFSC, uma parceria da PFUFSC com a AGECOM e a TVUFSC, que objetiva promover a articulação de esforços a fim de conferir maior eficiência e celeridade na gestão de informações, procedimentos e processos que visam o controle da gestão universitária da Universidade.
Essa ação é parte de um projeto maior da Procuradoria Federal, o Programa Estratégico de Advocacia Preventiva da UFSC, regulamentado pelas portarias nº 12, 13 e 14/2018/GAB/PFUFSC/PGF/AGU e cujo lançamento se deu no dia 06 de novembro de 2018.
Segundo o presidente da Comissão, professor Odival Cezar Gasparotto, biomédico lotado no Departamento de Ciências Fisiológicas do CCB, ações como esta são fundamentais, já que apresentam a existência das diversas instâncias passíveis de serem acionadas, bem como esclarecem suas atribuições e modo de operar, pois quem não tem consciência dos recursos a sua disposição, acaba por muitas vezes no prejuízo por não saber como agir ou a quem recorrer.
No caso da Comissão de Ética, sua existência em cada órgão ou entidade da Administração Pública Federal, direta ou indireta, é obrigatória desde 1994 e, em poucas palavras, ela “se ocupa com o comportamento do servidor público civil federal, tentando nortear esse comportamento para uma convivência pacífica entre as partes e faz parte disto receber denúncias que são levadas até a Comissão. Mas tem também a incumbência de esclarecer a população sobre o que é uma convivência harmoniosa, pacífica e que traga uma produtividade para o serviço público” (TVUFSC).